O método mais comum de aplicação de membranas TPO é através de fixação mecânica. A membrana é fixada mecanicamente à estrutura da cobertura que pode ser de madeira, painel metálico, betão ou membranas antigas.
A membrana é normalmente fixada sobre o isolamento térmico, o que requer fixadores. A sobreposição dos lados da membrana impede a penetração de água no isolamento.
Devido à sua elevada compatibilidade com diversos materiais, tal como betuminosos, as membranas KOSTER TPO são adequadas tanto nas novas construções como na reabilitação, como por exemplo permitem a aplicação directa sobre telas betuminosas antigas sem ser necessária a sua remoção.
A fixação mecânica permite uma instalação rápida e garante uma elevada resistência ao vento sem ser necessária a instalação de sistemas de proteção pesados, para além de garantir que a membrana não se mova em coberturas inclinadas. Este método ainda permite a instalação de jardins em coberturas inclinadas. Um sistema simples, rápido, ecológico e com baixo peso sobre a estrutura.